Atualmente, vivemos a chamada Quarta Revolução Industrial, que tem características mais voltadas para a capacidade e velocidade de adaptação e evolução. Portanto, implementar código de barras na Indústria 4.0 pode agregar benefícios importantes.
As indústrias 4.0 conseguem garantir mais agilidade e adaptabilidade às mudanças impostas pelo mercado e pelos consumidores com o uso de alta tecnologia, dados e informações para a melhoria constante dos processos.
Apesar de muito simples, o código de barras tem a capacidade de oferecer muitos benefícios para a empresa:
- A atribuição de um código de barras em um produto demonstra para o cliente que a empresa tem um mínimo de automação em seu processo produtivo e controle de estoque.
- A exportação de produtos exige legalmente a atribuição de um código de barras.
- Rastreabilidade do histórico de produção de um produto: lote, data fabricação, composição, etc
A quarta revolução industrial veio para facilitar o processo de evolução da produção.
Como utilizar o código de barras na indústria 4.0 de forma eficaz?
Escolha o tipo e tamanho adequados:
- EAN / UPC: usado na maioria dos bens de consumos vendidos nos pontos de vendas (PDV);
- GS1 DataBar: é um código mais completo que o EAN / UPC e que ocupa um espaço menor, é ideal para alimentos perecíveis como frutas e legumes;
- GS1-128: permite a codificação de diversas informações e é amplamente utilizado para rastreamento logístico;
- ITF-14: é um código específico para impressão em caixas de papelão;
- Data Matrix e QR Code: estes dois não são exatamente códigos de barras, mas sim uma evolução deles, por serem bidirecionais e permitirem a inclusão de uma quantidade muito maior de informações em espaços menores.
Como a indústria 4.0 preza pela evolução e aumento da utilização de dados, a tendência é que o QR Code substitua boa parte dos códigos de barras tradicionais em poucos anos.
Para indústria 4.0, é fundamental contar com leitores ou coletores industriais que contam com maior performance, alta disponibilidade e segurança para o ambiente fabril.
Implementar código de barras na indústria 4.0 basta seguir algumas diretrizes e fazer a escolha mais adequada do tipo de código a ser utilizado.
Fonte: GS1 Brasil